quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Dormir, sono, sonhos

Ontem ainda tentei ir dormir para a cama. Cama que era dele e da primeira mulher. Se, no início, dormia, porque deixei de dormir? Não sei. Acho que devo ter dormido ali porque, quando vim viver para aqui, estava demasiado frágil depois do acidente. Frágil física e psicologicamente.
Agora, três anos passados, a fragilidade já não é tanta. Ou será, não sei. Sei que já não consigo dormir ali. Fico na sala, no sofá da sala, à espera de ver uma série, depois outra e outra... até que adormeço mesmo aqui.
O sono cai-me em cima. Aqui, no sofá, não há aquele intervalo aterrador entre o deitar a cabeça na almofada e o momento em que adormeço mesmo. Desse intervalo, tenho pavor desde criança. E não consegui ainda descobrir porquê, nem depois destes quase três anos de BOA psicoterapia.
O meu pai morreu há onze anos. Foi o momento horribilis da minha vida. Sou baixinha, mas emagrecer para 40 kg, tendo em conta o que meço, foi mesmo muito pouco peso. E nunca, nunca sonhei com ele. A única coisa que aconteceu foi sentir o cheiro dele passados uns dias.
Agora, que a minha mãe morreu há três semanas, já sonhei duas vezes com os dois. Aqui, neste sofá da sala onde durmo. É estranho para mim, mas o meu pai aparece muito mais nítido que a minha mãe. Pensei, com a lógica do lado de cá, que ele já estaria muito mais distante desta dimensão e que a minha mãe, cuja partida foi há tão pouco tempo, ainda estaria perto.
Nos sonhos, nos meus sonhos, eles estão bem. Será que é um desejo meu? Será que é a realidade deles? Uma senhora que sabe de tarot tirou as cartas para saber como estava a minha mãe. Primeiro, parece que tenho um anjo que me protege. A senhora diz que é a minha mãe, mas eu não sinto que seja ela. Já sinto esse "anjo" há muito tempo. Mesmo antes do meu pai partir.
Mas disse que ela estava num mundo de magia! Imaginei-a logo a descobrir coisas que a fazem sorrir, e que ela sempre achou serem impossíveis. É que ela era católica porque tinha que ser "conforme" à sociedade. No fim, o medo atacou-a de forma avassaladora.
Espero mesmo que tenha descoberto magia!

3 comentários:

Anónimo disse...

Esta noita não dormi. rebolei toda a noite na cama com cólicas. É oq ue dá enfardar castanhas assadas ao jantar!
No pouquíssimo que dormi, sonhei com um stick que "apaga" as rugas dos olhos! Era verde e já o vi em outdoors, mas não sei o nome. No meu sonho, era super eficaz. Sucesso garantido.
Isto tudo para dizer que não tenho nada para dizer ao que escreveste. É a vida... E ando encantada com as suas nuances (suas, dela, da vida...).
Avalon

Morgana disse...

Não tens nada a dizer mas, por detrás das brumas, apareces por aqui, estás presente.

Obrigada por seres e estares.

Morgana

Anónimo disse...

:)

eu