quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Dois dias


Há dois dias que não falo com a minha sobrinha. Adoro-a, mas descansei. Ela não vê nenhuma luz ao fundo do túnel. Tal, como eu, há anos atrás. Devo ter mudado de lentes, entretanto...

Claro que sendo bipolar, apesar da medicação, apesar do médico, e tendo mais tendência para a depressão do que para a mania, tenho muito dias em que não vejo nada. Acho que ela também é bipolar (it runs in the family).

Ela, a minha sobrinha, é quase da minha idade (os meus pais distrairam-se e eu nasci já bem tarde), tinha um casamento aparentemente sólido (não serão tudo aparências?)... e resolveu ir passar uns meses a Goa. Doeu-me imenso, mas só podia entendê-la e apoiá-la! E fiz tudo o que podia. As notícias que lhe mandei daqui eram sempre as mais banais, apesar da minha mãe estar a morrer. Não! Não sou a boazinha! Até sou egoísta! Fiz tudo isto porque me sentia bem comigo própria ao fazê-lo, só isso! EU SENTIA-ME BEM! Consequentemente, ela também, mas poupei-a a todas as dores deste lado do mundo porque, sabendo-a bem, EU estava bem.

Agora ela voltou. Quem lhe deu a noticia da morte da avó (minha mãe) fui eu, claro! Ninguém nesta família tem coragem para dar notícias deste género. Ela... ela não me deu um abraço, não deitou uma lágrima... Mas isso é algo que não não está na sua natureza, eu entendo.

Mas todos os dias voltava à mesma conversa: o amor dela não abandona a família para ficar com ela. Então ela bebe desalmadamente, diz que ele não sai porque é ela que não presta... E, sem mais nem menos, sem aviso prévio, começa a falar em suicídio!

Passei-me! Chamei-lhe tudo: egoísta...

O que é giro (se é que tem alguma graça) é que eu já fiz tudo isto. Também bebi este mundo e o outro, também a minha auto-estima ficou abaixo de zero, andei com um homem durante nove anos que também não saía de casa por mim... E também me tentei suicidar várias vezes. Ela nunca esteve ao meu lado.

A minha Amiga esteve ao meu lado. Assistiu e ajudou-me numa das tentativas de suicídio, mas também chegou o dia em que já não aguentou mais. A dor de ver-me assim, a frustração de tantas tentativas goradas para me ajudar, esgotaram-na. E afastou-se para a sua própria sobrevivência.

Agora sou eu que passo por tudo aquilo que a minha Amiga passou. E a minha sobrinha, que nunca me ligou, que me evitava, está a passar por tudo o que passei.

Bolas, a Vida anda mesmo em círculos... E há tantos milagres a que não ligamos! Estas flores são um milagre!

2 comentários:

Anónimo disse...

It runs in the spiritual family too...

Anónimo disse...

Talvez ela agora perceba o que não percebeu na altura... ou não.
E sim, às vezes é preciso afastarmo-nos para sobrevivermos.

eu